Vício em chocolate: quando pode ser considerado um problema?
“Nossa, sou muito chocólatra!”. Com certeza você já ouviu ou falou essa frase, certo? Primeiramente, vamos esclarecer alguns pontos muito importantes para entender se você tem uma relação saudável com o chocolate ou se é realmente um vício. Acompanhe!
Conheça 9 benefícios do cacau
As propriedades e benefícios do cacau são inúmeras. Confira algumas delas abaixo!
1 – É riquíssimo em polifenóis e há mais de 100 tipos diferentes. Os polifenóis são moléculas que neutralizam os radicais livres do nosso organismo. Previnem danos em células sadias e processos de envelhecimento.
2 – É a fonte número um em magnésio e atua no bom funcionamento do coração.
3 – Rico em Teobromina, que dilata os vasos e brônquios, estimulando o sistema cardiopulmonar. Além disso, melhora o desempenho muscular, o fluxo nervoso e diurético, atuando de forma muito efetiva na queda da pressão arterial.
4 – Contém ferro, cobre e manganês. Minerais importantes para o transporte de oxigênio no sangue.
5 – Contém cromo, uma substância que ajuda a balancear os níveis de açúcar no sangue, através de uma maior produção de insulina nas células pancreáticas. Além disso, melhora a sensibilidade à insulina nas células.
6 – Vitamina C, uma molécula importante envolvida no processo de imunidade.
7 – Retinol, ácido ascórbico e vitaminas A, B1, B2 e B3, que destacam-se na promoção da hidratação e oxigenação da pele.
8 – Triptofano, um aminoácido que eleva os níveis de serotonina no Sistema Nervoso Central, provocando uma sensação de bem-estar e prazer.
9 – Anandamida, uma molécula produzida em pequena quantidade no corpo humano e que é encontrada somente no cacau. É uma molécula que liberamos em momentos de entusiasmo, aumentando a sensação de felicidade.
Os estudos mostram que o consumo diário de chocolate com altas concentrações de cacau (85%, 100%), têm um efeito positivo para os indivíduos que se encontram em um estado aumentado de ansiedade, pois estimula os receptores de GABA e de Adenosina, que tem um efeito calmante e relaxante. Também ajudam a manter o foco e o estado de alerta por um longo período de tempo.
No entanto, quando o indivíduo busca por chocolates com baixo teor de cacau e ricos em gorduras, açúcar e leite, a ansiedade acaba aumentando. O efeito que se tem nesta situação é o da elevação da Dopamina, que está relacionada ao prazer e ao sistema de recompensa. Neste caso, ocorre um efeito intenso mas que dura poucos minutos, instigando a vontade de comer mais. Isso pode ocasionar em um sistema vicioso, prejudicando ainda mais os quadros de ansiedade.
A pergunta mais importante a ser feita é: será que você gosta do chocolate e percebe seus benefícios ou é um vício no açúcar liberado pela caseína do leite?
Apesar dos inúmeros benefícios causados pelo consumo diário de chocolate, com altas concentrações em cacau, ele pode ser contra indicado para pessoas com uma predisposição genética a desenvolver cálculos renais, devido ao seu alto nível de oxalato. Deve-se ficar atento e evitar consumir alimentos ricos em cálcio, para que sua absorção não seja prejudicada.