Dicas de organização para ter uma alimentação saudável
Para se ter uma alimentação saudável, pura e equilibrada é necessário realizar um planejamento que pode ser mensal, quinzenal, semanal, ou pelo menos, para alguns dias, mantendo a dispensa, refrigerador e fruteira, abastecidos. Pois, é muito provável que se tiver que comprar os ingredientes de uma refeição na hora de prepara-la, ou ainda, quando se estiver com fome, você acabe optando por uma “comida pronta”, industrializada ou alguma forma de tele entrega.
Inicie com uma lista dos ingredientes mais duráveis como as farinhas, cereais, leguminosas, azeites, sal, temperos naturais secos, especiarias, conservas e realize uma compra que atenda a sua necessidade de no mínimo 1 mês. Armazene de forma adequada, anotando com etiqueta ou caneta especial a data de validade após aberto.
Caso seja onívoro, procure um açougue de sua confiança, ou supermercado e realize a compra das proteínas animais para no mínimo uma semana e congele-as. Caso seja possível e financeiramente viável, prefira as carnes orgânicas e compre os cortes de sua preferência já embalados na quantidade adequada para a realização de uma refeição, desta forma, o preparo fica muito mais rápido e minimiza as perdas.
As frutas e os vegetais devem ser comprados semanalmente, dando preferência aos orgânicos, sempre que possível. Procure os da estação, pois, estarão mais frescos, mais nutritivos e mais baratos. É importante rodiziar ou inserir sempre itens diferentes, inclusive os que ainda não tenha provado.
Planejar o cardápio das refeições e lanches da semana são fundamentais para que não se tenha desperdício e garanta preparações mais criativas, fugindo do automático de se preparar sempre as mesmas receitas, uma forma de se ter prazer à mesa, de ampliar o paladar, de expandir habilidades e garantir uma maior oferta de vitaminas, minerais e fitoativios.
Desenvolvendo este olhar para a relação com a comida se torna mais simples fazer desapegos, dispensar itens que não promovam saúde, como caldos industrializados, sal e açúcar refinados e molhos prontos. É fundamental estar atento aos rótulos, aos seus valores nutricionais e seus ingredientes, buscando trazer alimentos, o mais natural possível, para sua rotina diária.
Para facilitar a sua rotina, preparei 2 planilhas de compras que irão auxiliar na hora do planejamento das refeições, bem como incentivar o rodízio dos itens a serem comprados e o controle do estoque, deixando a dinâmica do abastecimento da casa mais leve.
Para acessar as planilhas basta clicar no link abaixo.