Hipocloridria: conheça as causas e sintomas
Sua principal causa está ligada à gastrite e a outros quadros de saúde. Estamos falando da hipocloridria, uma condição caracterizada pela diminuição da produção de ácido clorídrico (HCI) no estômago, gerando inchaço, náusea, arrotos, peso no estômago e desconforto abdominal.
Se não for tratada, a doença ou condição pode levar à desnutrição, anemia, deficiências em micronutrientes e em casos mais graves, levar ao desenvolvimento de câncer gástrico.
O ácido clorídrico é responsável por uma série de funções no funcionamento do estômago, sendo a principal delas, a digestão. Quando a produção desse ácido encontra-se abaixo dos níveis normais, acontece a hipocloridria. Também há casos onde não há nenhuma produção de ácido clorídrico, caracterizado como acloridria.
Predominante em pacientes com mais de 65 anos, a doença precisa ser tratada logo após o diagnóstico do médico, a fim de evitar maiores complicações.
Conheça 5 causas da hipocloridria
As causas para a hipocloridria são diversas. Na maioria dos casos, a doença é originada por uma gastrite crônica, com a presença da bactéria H.Pylori. Essa bactéria resulta na diminuição da produção de ácido clorídrico, aumentando o risco do aparecimento de úlceras e demais doenças gástricas.
Além disso, também há outras causas para a doença. São elas:
1- Estresse e ansiedade
Com altos níveis de estresse, as células podem parar ou diminuir a produção de ácido clorídrico.
2- Envelhecimento
Com o passar dos anos, as células vão perdendo algumas funções devido à deterioração da idade, prejudicando a produção de ácido clorídrico.
3- Distúrbios da Hipófise
Quando esse órgão funciona de maneira incorreta, pode haver alterações no funcionamento da gastrina e histaminas, duas substâncias responsáveis pela secreção do ácido clorídrico.
4- Uso excessivo de antiácidos
Usar antiácidos em excesso, pode fazer com que a produção de ácido no estômago seja comprometida.
5- Cirurgias gástricas
Determinados tipos de cirurgias podem prejudicar a produção de ácido no estômago.
Sintomas
Os sintomas da hipocloridria se manifestam quando o PH do estômago está mais alto do que o normal, devido à falta de ácido clorídrico. Os principais sintomas são:
- Inchaço;
- Desconforto abdominal;
- Náuseas;
- Arrotos;
- Diarreia;
- Má digestão;
- Aumento da produção de gases intestinais;
- Colesterol alto.
Saiba mais sobre distensão abdominal e demais sintomas gástricos aqui.
Diagnóstico
A hipocloridria pode ser facilmente confundida com outras doenças gástricas, por conta dos sintomas serem semelhantes a outras patologias.
O diagnóstico é feito por um médico gastroenterologista a partir da avaliação dos sintomas e da história clínica do paciente.
Alguns exames de endoscopia e medição de PH do estômago podem ser indicados pelo médico. Através deles também é possível detectar a causa da hipocloridria e indicar o tratamento mais adequado.
Além disso, em alguns casos, pode ser solicitado um exame de hemograma para analisar a presença de anemia ou demais deficiências nutricionais.
Tratamento
O tratamento irá variar de acordo com a causa da doença. Se a doença for causada pela presença da bactéria H. Pylori, por exemplo, pode ser receitado o uso de antibióticos ou de suplementos específicos para aumentar a acidez do estômago.
Mastigar devagar e se alimentar de maneira equilibrada são fatores que também contribuem no tratamento da doença. Além disso, é fundamental cuidar da saúde mental e tentar relaxar, já que a ansiedade e o estresse podem dificultar a produção de ácido clorídrico.
Como diferenciar a hipocloridria da gastrite?
Embora ambas apresentem sintomas muito parecidos, são duas doenças diferentes. A gastrite está relacionada a qualquer inflamação desenvolvida no estômago. Já a hipocloridria, é um quadro estomacal definido pela diminuição na produção de ácido clorídrico.
Como já citado anteriormente, a relação entre ambas é que a hipocloridria pode ser originada devido a um quadro de gastrite crônica.
A baixa produção de ácido clorídrico pode ser a causa de vários desconfortos gástricos. Portanto, é importante realizar exames para que se possa obter um diagnóstico, e consequentemente, um tratamento adequado.
Quando necessário, visite um nutricionista. É o profissional mais indicado para te auxiliar com uma alimentação saudável, a fim de reduzir os sintomas gástricos causados pelo hipocloridria.
Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário aqui embaixo.
Precisa de ajuda? Conte comigo! Sou nutricionista, pesquisadora e apaixonada por saúde e gastronomia saudável. Acredito que cada indivíduo é único e que sua nutrição está relacionada à própria personalidade e à forma como cada um lida com a própria vida.
Agende uma consulta pelo site clicando aqui. Até a próxima!