Prebióticos, probióticos e simbióticos: você sabe a diferença entre eles?
Excelentes aliados à uma boa imunidade e saúde intestinal, os prebióticos e probióticos são componentes importantes quando falamos sobre bactérias saudáveis do intestino. A famosa kombucha ou até mesmo o kefir são os exemplos mais conhecidos de fontes de probióticos. Prebióticos e probióticos também podem ser ingeridos através de suplementação manipulada, ou ainda, serem encontrados em outros alimentos.
Mas afinal, qual o significado e a diferença de cada um desses termos? Acompanhe a leitura!
Prebióticos
Os prebióticos são carboidratos não digeríveis que quando consumidos estimulam seletivamente a proliferação ou atividade de populações de bactérias desejáveis no nosso intestino, sendo o alimento ideal para elas. Assim que chegam ao intestino grosso, esses alimentos são fermentados, estimulando a produção de bactérias boas à flora intestinal.
São excelentes para regular o trânsito intestinal e a absorção de vitaminas e minerais. Confira algumas das principais fontes de prebióticos.
-
Frutooligosacarídeos (FOS)
Encontrado em alimentos de origem vegetal como alho poró, cebola, banana, aveia e mel.
-
Inulina
É um polímero da glicose que também está presente em alimentos como cebola e alho. Também está presente na alcachofra e aspargo .
-
Pectina
Se encontra em frutas cítricas, entre as quais, maçã, cenoura, farelo de aveia, soja, lentilha e ervilha.
Os principais benefícios dos probióticos são:
- Ajuda na flora intestinal;
- Estimula o crescimento de bactérias benéficas;
- Contribui com a consistência normal das fezes (prevenindo a diarreia e a constipação);
- Elimina o excesso de glicose e colesterol e ajuda na absorção de minerais como cálcio, ferro, magnésio e zinco.
O ideal é o consumo de no mínimo 1 dose desses alimentos todos os dias.
Probióticos
Os probióticos são microorganismos vivos que ajudam no equilíbrio da microbiota intestinal. Há mais de 400 espécies no nosso intestino, e os probióticos fazem parte das bactérias boas, que auxiliam no sistema imunológico e na redução do colesterol. Além disso, podem prevenir algumas infecções e até mesmo o câncer de cólon.
Os probióticos podem ser encontrados em alimentos naturalmente fermentados como a Kombucha, kimchi, chucrute, iogurtes, leites fermentados e kefir. Também podem ser consumidos em cápsulas ou em pó.
São indicados principalmente para pessoas que sofrem com disbiose intestinal ou síndrome do intestino irritável (SII).
Veja alguns dos principais benefícios dos probióticos:
- Fortalece o sistema imunológico, devido a uma maior produção de células protetoras;
- Previne infecções vaginais e urogenitais;
- Auxilia na redução da pressão arterial;
- Ajuda na recuperação de crises, como a Doença de Crohn, por exemplo.
Simbióticos
Já os simbióticos são uma união dos prebióticos e probióticos. Seu consumo traz diversos benefícios para a saúde e pode ser encontrado em alimentos como: iogurtes, sucos de frutas e legumes fermentados, mas normalmente costuma ser vendido em cápsulas.
Os simbióticos, prebióticos e probióticos são fundamentais no combate de problemas gastrointestinais e na busca por uma microbiota intestinal mais saudável. Consumidos de maneira correta e com um bom auxílio profissional, apresentam excelentes benefícios para o organismo de maneira geral.
Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário aqui embaixo.
Precisa de ajuda? Conte comigo! Sou nutricionista, pesquisadora e apaixonada por saúde e gastronomia saudável. Acredito que cada indivíduo é único e que sua nutrição está relacionada à própria personalidade e à forma como cada um lida com a própria vida.
Agende uma consulta pelo site clicando aqui. Até a próxima!